O varejo transformou-se muito nos últimos anos, principalmente pela popularização da internet. Sejam compras online, pesquisas sobre preços e produtos ou até mesmo informações sobre a sua loja, uma coisa é certa: o consumidor está muito mais informado quando ele chega até você, e isso muda sua forma de comprar e principalmente a forma de vender.

1- Varejo como serviço

O varejo de 2019 precisa relacionar-se à prestação de serviços. O que isso quer dizer? Você precisa oferecer ao seu cliente um serviço diferenciado, com atendimento de qualidade e uma experiência completa e diferenciada.

2- Experiência de compra

A experiência de compra está relacionada com a percepção do varejo como serviço, mas vai além, aqui temos que envolver não apenas um serviço de qualidade e completo, mas um ambiente agradável, facilidade logística, limpeza e também pensar em todos os detalhes para que o cliente se sinta bem e retorne. Se torne um cliente e não apenas um comprador. Para saber mais clique aqui.

3- Nichos de mercado

Seus clientes são como seus produtos,  possuem peculiaridades que podem ser utilizadas a seu favor. Quando você conhece seus clientes (e aqui falamos de dados, estatísticas, métricas) você consegue criar nichos de mercado e oferecer serviços diferenciados para agradar e conquistar cada um deles.

Quando você conhece seu cliente você entende a dor dele e por consequência consegue criar soluções específicas. Os nichos de mercado ainda te ajudam a direcionar os produtos para o público correto, assim você melhora suas vendas e seu cliente sai satisfeito.

4- Seja Omnichannel

Omnichannel nada mais é do que a união do virtual com o físico. Todos os seus canais de comunicação com os clientes precisam falar a mesma língua. Uma comunicação (e aqui pensemos de forma ampla: design, forma e conteúdo) efetiva é equivalente em todos os canais:  Serviço, espaço, produtos e virtualidade precisam estar em sintonia para serem eficientes. Da mesma forma que a disposição dos produtos em uma prateleira pode influenciar a opção de compra dos seus clientes, um site bem organizado, inteligente e funcional incentiva a sensação de bem estar o que o leva a aumentar sua possibilidade de compra.

5- Entrega eficiente

Nós vivemos na era do imediatismo, por isso eficiência e rapidez na hora da entrega dos produtos é essencial para o sucesso da venda. E não apenas em entrega à domicilio, mas eficiência na loja, caixas bem preparados, rápidos e organizados são importantes para cativar os clientes. 

Outra tendência cada vez mais popular é a das entregas no mesmo dia. Principalmente em São Paulo essa já é uma realidade, mas ainda é um mercado com muito espaço para crescer. Outra opção é a de comprar online e retirar na loja, isso requer um tipo de organização diferenciado para sua loja, mas é um modelo cada vez mais procurado pelos compradores.

Por fim, não deixemos de falar de outra maneira muito bacana de proporcionar bom serviço e ao mesmo tempo maior liberdade para seu clientes: investindo no Self-checkout, em que as pessoas sozinhas passam seus produtos pelo caixa, pagam, embalam e deixam a loja. Tipo muito popular entre os mais jovens, o self-checkout pode trazer muita eficiência na hora de finalizar a compra. Como você pôde ver, o sucesso das vendas está se distanciando cada vez mais do produto por si só, vários outros fatores influenciam na hora da compra. Para poder ter um melhor aproveitamento do seu espaço e clientes, nada melhor do que contar com a tecnologia. Mantenha-se atualizado e acompanhe de perto o trabalho dos seus promotores. Se você ainda não tem uma ferramenta eficaz de gerenciamento de processos, entre em contato com o Mobile Promoter e experimente.