Também conhecido como Mix de Marketing, os 4 Ps de Marketing são a base da estratégia de marketing de uma marca: preço, praça, produto e promoção.
Quando andam em conjunto, esses 4 elementos ditam todo o planejamento de uma empresa, conquistando seu público-alvo e auxiliando na definição de boas estratégias para alavancar as vendas. Quer saber mais sobre cada um dos 4Ps de Marketing? Então, confira abaixo:
- Produto:
É tudo aquilo que uma marca oferece ao consumidor, podendo ser produto ou serviço. Nesse tópico, é muito importante entender os diferenciais do produto ofertado para se destacar diante da concorrência. Responder algumas perguntas podem facilitar esse processo:
- Qual é o seu público-alvo?
- O que ele precisa?
- Como chamar sua atenção?
- De que modo o produto pode ser um diferencial?
- Preço:
É o valor de venda do seu produto ou serviço. Para precificar os itens da sua empresa, leve em consideração os custos envolvidos, valores para descontos, formas de pagamento, etc. Além disso, o preço também pode influenciar na percepção de valor que o público tem de uma marca. Podendo ser definida como luxuosa ou mais democrática. - Praça:
É o lugar onde o produto será vendido e também todo o processo de distribuição, ou seja, por quais formas o item vai chegar até o cliente.
É preciso compreender onde o seu público está para então definir se a sua venda será em um local físico, virtual ou em ambos.
- Promoção:
São as formas de promover o produto. Aqui não é somente a parte de divulgação que importa, mas também a comunicação e linguagem que serão utilizadas nas campanhas para atingir o público-alvo.
É preciso analisar a concorrência, estudar muito bem o perfil do consumidor, escolher os melhores canais de divulgação, investir no melhor da tecnologia e aplicativos de gestão, e a mensagem mais assertiva para conversar com os clientes.
Percebeu como os 4 Ps do marketing são importantes para criar uma estratégia de venda eficiente? Investir nesse mix é fundamental para garantir o sucesso do seu negócio. Para gerenciar e impulsionar suas ações estratégicas, organizar seu negócio, facilitar sua rotina e garantir uma visão mais completa dos resultados, conte com o TradePro.
Clique aqui, preencha o formulário e receba o contato de nossos especialistas para agendar uma demonstração gratuita e tirar todas as suas dúvidas.