O ano novo e o Carnaval já passaram e agora o varejo está se movimentando para a temporada de Páscoa. Ela é um dos períodos mais importantes do varejo alimentar e as vendas neste ano carregam boas expectativas. Por isso, a indústria e o varejo devem aproveitar ao máximo as oportunidades. Mas, como se destacar no PDV numa época em que todos os players estão disputando a atenção do público em grandes espaços transformados para as vendas da Semana Santa?
Transforme a experiência do shopper
Com as encomendas online para empresas e produtores artesanais de produtos pascais, as táticas para conquistar o shopper precisam ser revistas e aprimoradas. No PDV, a experiência de compra precisa ser tão assertiva a ponto de não deixar a decisão ser tomada mais tarde. Além da tradicional exposição em “túneis” de ovos de chocolate, a equipe de merchandising precisa estar presente para detectar shoppers em dúvida e apresentar melhor os atributos do seu produto. Se ele vem brinde para crianças, ofereça um teste. Promova degustações, gere impacto com a qualidade e ofereça promoções ou condições especiais para a compra de duas ou mais unidades.
Caprichar no espaço também é um diferencial. O impacto visual de um ponto de venda é um dos principais chamarizes para a compra, então faça a diferença na montagem, com expositores, móbiles, conteúdo multimídia e muito mais. Essa composição fará com que seu produto fique em destaque.
Treine seu time e tenha foco na execução
Manter sua equipe por dentro das ações é muito importante para que tudo saia como o planejado. Pense estrategicamente o planograma e os roteiros, mas também deixe claro para sua equipe quais são as rotinas durante a ação. Com o TradePro, acompanhe a execução de maneira rápida e objetiva para entender o comportamento e adaptar tomadas de decisão que possam ser necessárias.
Ouvir sua equipe também é de extrema importância, pois os feedbacks humanizados que são coletados no PDV agregam significativamente ao plano, melhorando processos e o desempenho dos produtos.
Pense no seu mix
Seja por preferência ou por questões de preço, nem todo consumidor está buscando ovos de chocolate para presentear na Páscoa. O público que consome barras de chocolate ou o doce em outros formatos também é grande, portanto aproveite para trabalhar outros SKUs do mesmo segmento.
Outro produto que não pode, de jeito nenhum, ficar de fora das suas estratégias de execução da Semana Santa são os peixes, principalmente o bacalhau. Quem fará o almoço de Páscoa estará em busca de bons produtos, portanto, destaque-se!
Acompanhe as execuções em tempo real
Sabemos que as demandas do varejo em datas comemorativas são muito mais complexas e extensas, mas o desafio não é impossível! Gerenciar sua equipe de campo remotamente e acompanhar o andamento em tempo real é com o TradePro. Uma plataforma que une todos os processos do trade marketing em um só lugar, seja qual for seu segmento. Conheça mais sobre todas as nossas funcionalidades e agende uma demonstração gratuita! Clique aqui!