Se uma equipe está com o desempenho baixo, produzindo pouco e sem muitos resultados, o que pode estar acontecendo? Os resultados de uma equipe vão muito além do desempenho geral. Ter uma liderança que transmita integridade e um ambiente agradável pode impactar muito mais nos resultados do que você imagina.
Saber como manter uma boa gestão no ambiente de trabalho é difícil, pois exige experiência, tempo com os colaboradores e entender que a principal função do gestor, antes de tudo, é servir. Quando você atende a necessidade dos seus subordinados, tudo fica mais fácil, pois eles conseguem perceber com quem estão trabalhando.
Pessoas gostam de se relacionar com pessoas e no trabalho não seria diferente
Para deixar mais clara a importância de uma boa gestão, pense em uma orquestra. Se o maestro que está lá na frente coordenando o time, errar o tempo, ou esquecer de fazer algum movimento sequer, tudo vai por água abaixo. A falta de “comunicação” dele com os instrumentistas foi o causador do problema.
Então, pensando em melhorar a sua gestão, hoje vamos te dar três dicas-chave para aumentar ainda mais o desempenho da sua equipe de trade marketing e evitar com que uma “orquestra” seja mal ordenada por você.
Primeira dica: esteja sempre em contato com a equipe
Lidar com as pessoas é uma tarefa difícil, pois cada um tem o seu próprio estilo, suas crenças e convicções. Portanto, saber se comunicar com pessoas que pensam diferente de você é essencial para manter o time unido e sem desentendimentos.
Porém a comunicação não envolve apenas falar, mas sim saber ouvir.
Esteja de olho nas necessidades dos seus colaboradores e sirva-os sempre que possível. Manter uma comunicação clara e objetiva, sem parecer um robô, transforma o ambiente de trabalho e até mesmo a vontade da pessoa realizar alguma atividade para você.
Segunda dica: ouça os seus colaboradores
Você já passou pela experiência de estar em uma confraternização e alguém puxar um discurso ou algo do tipo, mas ninguém está prestando atenção? A sensação de falar e não ser ouvido é horrível, o que causa um desânimo e até um constrangimento, e você sente como se ninguém se importasse com o que está sendo dito, ou até mesmo, com o que você tem a dizer.
É exatamente assim que os seus colaboradores se sentem quando não são ouvidos.
A falta de tempo ou interesse em ouvir o que eles têm para dizer faz com que a vontade de opinar nas próximas vezes não exista. O que transforma o ambiente todo no famoso “só um fala, os outros escutam”. Portanto, ouça o que os seus colaboradores têm a dizer e esteja preparado para ouvir críticas, e as receba como pontos que podem ser melhorados.
Assim, a qualidade no ambiente de trabalho aumenta e consequentemente a produtividade também. As pessoas querem se sentir parte da decisão, da construção de algo maior e melhor, que beneficiará elas mesmas.
Preste atenção nas opiniões e transforme-as em ação, mostre o seu interesse em transformar sua empresa em um lugar confortável e seguro para seus funcionários.
Terceira dica: ofereça apoio e suporte
Quando temos dúvidas, geralmente vamos atrás de um superior e perguntamos, correto? O que esperamos ao perguntar, é receber uma resposta ou ajuda para conseguirmos superar a dificuldade que estamos passando. E é exatamente isso que os seus colaboradores esperam quando buscam a sua ajuda.
Um bom líder está ali para servir e sanar as dificuldades da sua equipe.
Ninguém quer trabalhar com alguém que só dita regras, reclama quando o funcionário erra (e nunca elogia quando o mesmo acerta), porém quando esse mesmo funcionário busca ajuda para melhorar, o líder não se mostra disposto a ensinar. Seja presente e ofereça apoio e suporte sempre que possível.
Dica BÔNUS: tenha boas referências
Aprender é uma missão diária, pois todos os dias enfrentamos um novo desafio e sempre com novos aprendizados. Mas se existe uma coisa que ninguém pode tirar da gente, é o conhecimento. Daí vem a importância de consumir bons materiais com boas referências.
Um bom livro se torna um dos melhores professores de todos os tempos, pois você consegue ler, tirar suas próprias conclusões, aprender novas habilidades e colocar tudo em prática para sentir o resultado – colocar em prática é uma parte muito importante do processo.
Pensando em boas referências, a equipe da TradePro Tecnologia, desenvolveu um e-book com diversas estratégias para melhorar ainda mais a gestão do seu time de trade marketing. O seu desempenho como gestor irá melhorar, portanto o da sua equipe também.
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